sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Apresentação 100 Anos Carmen Miranda


100 ANOS DE CARMEN MIRANDA


No próximo dia 9 de Fevereiro faz 100 anos sobre o nascimento de Carmen Miranda em Várzea de Ovelha e Aliviada no concelho de Marco de Canaveses.

Para celebrar este Centenário a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, com a colaboração da Alfândega Filmes, vai promover uma data de iniciativas que decorrerão entre o dia 9 de Fevereiro (data do nascimento) e o dia 5 de Agosto (data do seu falecimento em Hollywood).

Maria do Carmo Miranda da Cunha, filha de gente simples e humilde, seu pai era barbeiro e sua mãe doméstica, pouco mais de dez meses de vida passou em Portugal. Seus pais emigraram para o Brasil onde se instalaram no Rio de Janeiro. Maria do Carmo fez a sua instrução primária no Colégio de Santa Teresa, que acolhia as gentes pobres da zona da Lapa no Rio de Janeiro. Cedo começou a trabalhar, aos 14 anos fazia gravatas e de seguida numa famosa loja de moda carioca, "La Femme Chic", modelava chapéus.

Maria do Carmo era uma jovem alegre e extrovertida, que gostava das coisas da moda de sua época, em particular o cinema e a música. Desde os eus 17 anos que frequentava as festas em casas de boas famílias e participava em algumas filmagens como figurante.

Um encontro com o deputado baiano Aníbal Duarte, em 1928, que a apresenta ao músico e compositor Josué de Barros, iria mudar de forma radical a sua vida. Aníbal Duarte almoçava com regularidade na pensão que a mãe de Carmen Miranda dirigia. Tendo-a ouvido cantar ele falou com Josué de Barros pedindo-lhe que a ouvisse. "Ninguém acredita na menina, mas eu confio muito no seu olho clínico..."

Desse encontro nasceria um disco editado em 1929 pela Brunswich, com duas faixas. No lado A o samba "Não Vá S'imbora" e no lado B o choro "Se o Samba É Moda", ambos compostos por Josué de Barros e interpretados por Carmen Miranda.

Nascia assim, com apenas 20 anos, o fenómeno daquela que ficou conhecida para sempre como a "pequena notável".

A aceitação popular foi entusiástica. Em 1930 grava mais 15 discos de duas faixas na gravadora VICTOR RCA, tendo o tema "Para Você Gostar de Mim " marcha-canção popularizada pelo diminutivo TAÍ vendido mais de 35 mil exemplares, batendo todos os records da época. Em 1932 Carmen Miranda faz a sua estreia no cinema, numa média-metragem "A VOZ DO CARNAVAL". Em 1935 protagoniza como actriz "ALÕ, ALÔ, BRASIL", ao lado da sua irmã Aurora Miranda. Estes sucessos no cinema contribuiram para que assinasse um contrato miliónario com a gravadora Odéon e fizesse a primeira digressão internacional à Argentina. No ano seguinte a Rádio Tupi contrata-a e Carmen Miranda torna-se a cantora de rádio mais bem paga do Brasil. A sua popularidade junto do público brasileiro é imensa, a pequena portuguesa de baixa estatura (1,53m) tinha-se tornado numa grande estrela brasileira.
No dia seguinte de completar os seus 30 anos de idade, em 10 de Fevereiro de 1939 , estreia no Rio de Janeiro o filme de João de Barro "BANANA DA TERRA". Este que foi o seu sexto filme brasileiro iria marcar para sempre a carreira de Carmen Miranda. É neste filme que para interpretar o famoso tema de Dorival Caymi "O Que É Que A Baiana Tem ?", que Carmen Miranda usa o traje de baiana que a imortalizaria.

Pouco tempo depois, a 4 de Maio de 1939, aquela pequena menina que se vai tornar a grande embaixatriz da língua portuguesa e da música brasileira, embarca no transatlântico "Uruguay" rumo aos Estados Unidos, na companhia do conjunto "Bando da Lua".

O seu sucesso na América é vertiginoso. Conquista rápidamente a Broadway, interpreta 14 longas-metragens em Hollywood, é a actriz mais bem paga dos Estados Unidos nos anos 44 e 45, realiza várias digressões e espectáculos pelos diferentes estados da América. Com Walt Disney fica ligada á criação do famoso personagem de banda desenhada Zé Carioca. Voltaria ao Brasil depois de 14 anos de ausência. Dizeram então que voltou americanizada ! Daí surgiu a criação da famosa canção com o mesmo nome, da autoria de Luiz Peixoto e Vicente Paiva.

Regressada aos Estados Unidos, e logo após de terminar a 2ª Guerra Mundial, conhece durante a rodagem de "Copacabana", David Alfred Sebastian, editor e produtor judeu, com quem se casa em 1947.

Com um ritmo de vida extonteante, entre shows, digressões e filmes, Carmen Miranda, que já tinha garantido a sua imortalidade no Olimpo de Hollywood, sendo a única portuguesa a deixar as suas mãos impressas no cimento de Hollywood, em frente ao famoso "Chinese Theatre", entra numa dependência de sonoríferos e calmantes para poder descansar e recuperar da depressão de um aborto, que a conduziria ao ataque cardíaco que a vitimou na sua mansão de Hollywood na trágica noite de 5 de Agosto de 1955.

O seu corpo voltou, numa derradeira viagem, ao Rio de Janeiro, onde o seu funeral teve a participação de uma imensidão de gente anónima nunca antes vista na capital carioca. O Brasil prestava a sua última homenagem á "pequena notável", a cidadã portuguesa, que foi a primeira grande divulgadora da língua portuguesa e da música popular brasileira em todo o mundo !

Jorge Neves
Produtor/Realizador
Alfândega Filmes

Sem comentários:

Enviar um comentário